Délicatesse

Nome: Márcia Lacerda
Idade: 29 anos
Marca: Délicatesse
Local: Blumenau – Santa Catarina – Brasil
.

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Atualmente como hobbie, mas quem sabe algum dia não vira profissão? Estou adorando este lado que estou descobrindo em mim!

Descrevendo o seu universo craft...
Meu universo é leve, alegre e delicado... faço peças em feltro e tecido, pingentes de cortina, com miçangas... por enquanto só comercializo estes materiais, mas aos poucos vou pesquisando outros e aprendendo novas técnicas... não quero parar nunca de aprender!

Sou apaixonada por tudo o que faço e coloco sempre 100% de mim nas minhas peças. Todas são feitas com muito carinho e não descanso até chegar no resultado esperado. O que faço, aprendi sozinha (nunca fiz nenhum curso!); então, planejamento e pesquisa são fundamentais!
.

E foi assim tudo começou...
Ah, é difícil dizer... acho que começou quando estava na barriga da minha mãe!
Ela era costureira e desde pequena me vi no meio de linhas, botões e tecidos. Ela tinha uma latinha onde guardava vários botões e a minha felicidade era quando eu podia brincar com eles: virava tudo no chão e ficava montando figuras, separando por cores, colocando numa linha e fazendo colar... mas, para falar a verdade, tive a influência de toda a minha família: minha bisavó fazia peças lindíssimas em crochê (cortinas, colchas), minha avó e minhas tias faziam tricô, bordado e costura... então, cresci vendo isso e cada uma delas tentou me ensinar alguma coisa... pena agora eu morar longe de todas elas (minha família é de Bagé – Rio Grande do Sul).

No inverno de 2009, eu fazia cachecóis para uso próprio e para as amigas: elas me davam a lã e eu ganhava diversão. Quando estava acabando o inverno, pensei: e agora? O que vou fazer? Ficar trabalhando com lã no verão não dá, é muito quente... então, comecei a olhar blogs na internet para ver se eu me interessava por algum outro tipo de material. Vi peças maravilhosas de feltro e pensei: é isso que eu quero fazer!

Tenho três amigas que me influenciaram muito: a Giovana, do Sonhos em Caixa , a Alice, do Scrapfeeling e a Gi, do Toque da Gi . Admiro muito o trabalho delas e cada uma, com a sua técnica, me encantou. Através do exemplo delas, que estavam tão perto de mim, vi que poderia fazer algo diferente, além da minha profissão.
.
Como a sua marca surgiu?
As primeiras peças que criei em feltro foram bolachinhas e bolinhos. Enquanto fazia as peças, imaginei um nome que fosse diferente, mas que tivesse a ver com comida: pensei em “Delicatessen”, que é o local onde se compra ingredientes gastronômicos diferenciados. Mas o Leandro, amigo meu que sabe tudo de francês, me mostrou a palavra “Délicatesse”, que em francês quer dizer “Delicadeza”. Achei muito mais apropriado, pois além de não me restringir ao universo da culinária, tinha tudo a ver com as peças que estava criando: delicadas, com materiais diferenciados e feitas com muito carinho.

Quais são suas fontes de inspiração?
A inspiração está em toda parte: na internet, na literatura (amo ler!), em revistas, em programas de TV, no que as pessoas estão usando na rua, no que as lojas estão vendendo, nos materiais que tenho em casa... adoro tudo que é relacionado à moda e decoração e através do artesanato consigo unir as duas paixões, pois crio peças já pensando na aplicação nestas duas áreas.
.
Os materiais e as cores que mais te encantam:
Adoro fitas, tecidos e miçangas. Quanto às cores, gosto de todas, sem distinção; depende muito do meu estado de espírito na hora de criar.
.
Suas preferências ao criar...
Gosto de criar peças únicas, sempre com um toque diferenciado. Por exemplo: colocar fitinhas, bordar algum detalhe na parte de trás de um chaveiro, etc. Não gosto muito de fazer em grandes quantidades, tudo igualzinho, embora aceite encomendas. O que me dá prazer mesmo é fazer peças diferentes uma das outras. E ficar sempre atenta aos detalhes.

Você trabalha sozinha ou possui uma equipe?
Trabalho sozinha, mas adoro pedir a opinião do meu marido quando estou criando. Ele é super querido e me incentiva muito.
.

Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Sou publicitária e trabalho no setor de marketing da Universidade Regional de Blumenau – FURB durante o dia. Faço meus trabalhos artesanais à noite ou nos finais de semana, o que me deixa muito feliz! Quando estou com muitas coisas do trabalho ou da pós-graduação para fazer, é quando mais tenho vontade de criar: é uma forma de relaxar, de ser um momento só meu.

Ao caminhar, conte sobre seus projetos e ideais?
A Délicatesse “nasceu” em novembro de 2009 – ainda é um bebezinho! E, como todo bebê, muita coisa ainda precisa ser aprendida... mas ela está crescendo muito, de forma muito rápida, o que me surpreendeu bastante. Em 2010 pretendo divulgar mais o meu trabalho, além de reservar mais tempo para criar... as encomendas não param!
.
Um conselho para quem está iniciando:
Faça tudo com seriedade: respeite prazos de entrega, compre materiais de qualidade, faça o que você promete. Mas, além disso, não esqueça de divulgar! Crie um bom nome, uma boa logomarca, um blog, esteja presente nas principais redes sociais (Flickr, Twitter, Orkut), faça cartões de visita, crie tags para as peças... seja criativo também ao divulgar o seu trabalho!

Uma dica(s) sua de artesanato:
Faça o que você ama e não necessariamente o que está na moda. Isto transparece nas suas peças. E tente aprender sempre: teste materiais diferentes, busque informações, se atualize... nunca se contente apenas com o que está fazendo, pense sempre em melhorar.

.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do Brasil com o artesanato de outras partes do mundo?
O brasileiro é super criativo, mas muitas vezes não possui recursos financeiros ou acesso para comprar materiais na hora de criar... então, por não ter um material, acaba utilizando outro e criando novas formas de fazer as mesmas coisas. Acho que o improviso muitas vezes rende idéias interessantes.
Acompanho o trabalho de outros artesãos do mundo pelo site http://www.etsy.com e o nosso artesanato não perde em nada! Muito pelo contrário: ele tem “gingado”, um colorido diferente... mais alegre, mais vivo!

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Acho que seria um pequeno botão em forma de flor, cor de rosa... para mim, é pura poesia... me lembra muito a minha infância: transmite tranquilidade, inocência, sonhos... carrega um perfume, um cheiro de chuva ao final da tarde... gosto de brigadeiro na colher... almoço na casa da vó... cheiro de tempos em que a vida era mais simples... mas não menos bela da vida que tenho hoje...

Uma pequena lição de vida sua:
Se você quer realmente alguma coisa, você consegue.
Venho de uma família muito humilde e de muito caráter. Desde pequena aprendi o valor das coisas e a correr atrás do que queria. Hoje, me considero uma batalhadora, pois consegui cursar uma faculdade, estou fazendo pós-graduação, passei num concurso público e faço o que gosto. Muitas pessoas falam que eu tive sorte, mas o que eu tive foi persistência e determinação. Não existe recompensa sem trabalho.

. Como a internet influencia o seu trabalho?
Com a internet, tudo ficou mais fácil: sabe-se o que uma pessoa que mora do outro lado do mundo está criando neste momento e pode-se trocar experiências, fazer amizades, se inspirar em coisas belas... sem contar que a comercialização e divulgação das peças criadas fica bem mais fácil, pois as pessoas veem as fotos, comentam, compartilham com outras pessoas. Não conseguiria viver mais sem internet!

Qual o endereço do seu blog?
http://delicatessepresentes.blogspot.com/

Apareçam! ...Márcia Lacerda

3 comentários:

Vanessa Biali disse...

Oi, Márcia!
Lindos seus trabalhos! Adorei conhecer.
Muito legal a sua história de vida também. Certa vez, um jogador de futebol disse: "quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". As coisas importantes que conquistamos sempre vem após muito trabalho e dedicação.
Sucesso!
Beijos,
Vanessa

Louise Gusmão disse...

Olá Márcia!

Ótima entrevista, adorei a sua história e sua dedicação. Seu trabalho é lindíssimo, de uma delicadeza e perfeição ímpares. Parabéns e muito sucesso para você!
Já estou te seguindo!

Beijocas!!

Louise

♥ Carine Calé ♥ disse...

Querida Márcia,

Sua entrevista está uma delícia de ler, é muito gostoso conhecer um pouco mais de alguém tão doce como vc que consegue colocar em seus trabalhos manuais toda a delicadeza, brilho e carinho que tem. PARABÉNS!!!!

E muito obrigada por fazer parte do Entrevista com Quiane!!!

Felicidades...
Beijinhosss
Carine

sharethis