Giuliana - Original Handmade

Nome: Carine Calé
Marca: Giuliana - Original Handmade
Idade: 30 anos
Local: Emirados Árabes Unidos


"Crafter" como hobbie ou profissão...

Os dois! Sou nutricionista formada, mas atualmente esta não é a minha ocupação. Há dois anos me mudei do Brasil para os Emirados, foi quando optei por cuidar de minha filha em tempo integral na primeira etapa de adaptação e nas horas que ela me dava folga comecei a desenvolver o artesanato em feltro como hobbie, mas com o decorrer do tempo e da paixão "crafter" também virou minha atual profissão.

Descrevendo o seu universo craft...

Meu universo é colorido, cheio de formas e detalhes. Gosto de fazer artesanato principalmente para o mundo das crianças, mas também pensando nos crescidinhos e crescidinhas, e em mulheres vaidosas, prendadas e que adoram peças exclusivas e criadas à mão.
Trabalho principalmente com arte em feltro, mas também sou apaixonada por patchwork, patchcolagem, quilt, apliques, fuxico, crochê, arte em madeira... de tudo um pouco!

E foi assim tudo começou...

Sou de uma família de mulheres talentosas, avó, mãe e muitas tias que fazem de tudo em artes manuais, tive desde cedo o contato com o mundo do artesanato e me encantei!
Minha mãe sempre me incentivou a desenvolver minhas habilidades manuais, mas confesso que eu era uma criança bastante estabanada, mesmo assim com toda paciência ela insistiu e me fez perceber que eu tinha o dom de desenvolver diversos tipos de trabalhos e então ela me ensinou e permitiu que eu sempre a ajudasse com suas encomendas.

Há poucos anos atrás ao desenvolver um projeto de Educação Nutricional eu não encontrava dedoches de alimentos saudáveis que eu achasse realmente lúdicos, foi então que resolvi comprar feltro e por conta própria desenhei e fiz os moldes, criei modelos e ficaram bastante divertidos, foi quando descobri o feltro e aprendi a trabalhar com ele na prática, achei ele um material interessante, fácil de trabalhar e que possibilita criar diversos tipos de peças.

Já morando em Dubai eu estava criando dedoches para a minha filha, foi quando uma amiga viu, gostou e me deu a dica de eu fazer para vender. Então fui atrás de uma feira de artes e artesanatos que acontece mensalmente em um shopping e me informei, me cadastrei e nela estou até hoje. Desde o início recebi incentivo de pessoas muito queridas, que me cercam e apreciam o meu trabalho. Logo na primeira feira fui escolhida entre 120 artistas e artesões como a artesã do mês aqui em Dubai, em Outubro/08, pela Organização ARTE (Artesões dos Emirados Árabes), dei uma entrevista para o site deles, o que me ajudou muito na divulgação do meu trabalho além de me dar estímulo para investir neste maravilhoso mundo do artesanato. Desde então montei em casa o meu cantinho onde trabalho todos os dias para dar conta das encomendas e estoque necessário para a realização das feiras.

A sua marca surgiu...

Escolhi “Giuliana” por ser o nome da minha filha, que sempre me deu muita sorte desde que surgiu em minha vida. O “Original Handmade” foi escolhido para que as pessoas pudessem perceber já pelo nome que se trata de um trabalho originalmente feito à mão.

Suas fontes de inpiração...


Minha principal fonte de inspiração é a Giuliana, com seu universo infantil, livros, brinquedos, desenhos, artes e atividades, idéias e imaginação...
Também me inspiro na minha mãe, avó e tias, com seus diversos talentos que desde cedo eu vivencio.
A inspiração é aquilo que alimenta a nossa mente, isto para mim surge através de conversas, livros, revistas, imagens, momentos, lembranças, passeios, internet...

Os materiais e as cores que mais te encantam...

Sou facinada por aviamentos e materiais de todos os tipos, tecidos, botões, linhas, cordões, fitas, sianinhas, zíperes, agulhas, alfinetes, tintas, lantejoulas, miçangas, tudo o que é possível de se usar para criar e desenvolver arte e artesanato.

As cores que mais gosto são as que chamam a atenção de longe, como verde limão, muitos tons de rosa e pink, lilás, laranja, amarelo, vermelho, azul e em especial a combinação delas, adoro tudo colorido.

Suas preferências ao criar...

Minhas criações quase sempre são de peças que desejo para meu uso, da minha casa, da minha filha e de crianças que fazem o meu universo muito especial, como minhas sobrinhas, afilhados, priminhos, filhos de amigos, clientes mirins...

Adoro criar peças cheias de detalhes, no caso do feltro: dedoches, chaveiros, broches, imãs, Matryoshkas, enfeites de cabelo; e com as minhas costurinhas: bolsas, estojos, necessaires, saquinhos e sacolinhas, flores de fuxico, acessórios de costura; com apliques: trabalho diversas técnicas, abuso dos detalhes e da diversidade de materiais para com eles dar um toque especial e original nas peças. e Eu estou sempre em busca de novidades e inspirações.
É muito bom trabalhar com artesanto e ver a satisfação das pessoas ao ter o produto que fiz com todo o carinho.


Ao caminhar, seus projetos e ideais...
.
Minha mente tem muitos projetos e idéias que deseja desenvolver, espero que eu consiga organizar o meu tempo para colocar todos em prática!
Que a cada ano eu possa descobrir mais e mais do mundo encantado do artesanato.
.
Para quem está iniciando...
.
É importante lembrar da diversidade de gostos entre as pessoas, quando se cria algo com amor e carinho pode ter certeza que será apreciado e reconhecido por alguém. Não desista de insistir no seu objetivo, alimente a cada dia a sua mente com idéias novas e que lhe fazem bem e feliz, isto fará com que suas mãos transmitam boas energias para as suas criações.
.
Uma dica sua de artesanato...

Darei algumas dicas de como trabalhar com o feltro, já que este é o meu principal artesanato:

A arte em feltro é um trabalho demorado, de muitas etapas e que requer toda paciência para que as peças fiquem bonitas e delicadas. Já no início, ao cortar é necessário uma tesoura bem afiada, pois eu julgo ser esta etapa a mais importante, ela determina todo o formato da peça a ser trabalhada.

A boa qualidade dos materiais utilizados é percebida por qualquer pessoa de longe, por isso escolha seus materiais com carinho e como se fossem feitos para o seu uso.

Sobre os moldes, eu gosto de fazer os meus a mão livre e em folha sulfite, sempre dobro ao meio para ficarem simétricos, depois de prontos e testados eu coloco o nome da peça e encapo com durex transparente largo, assim eu posso alfinetar os moldes no feltro, eles ficam fáceis de manejar na hora de cortar e duram bastante.

Sobre combinar cores eu acho importante, mas acima de tudo é bom lembrar que o contraste é o que dá muitas vezes o toque especial nas peças, por isso é bom não se limitar e testar sempre novas combinações.

Para o enchimento das peças procuro utlizar sempre os de fibras acrílicas de preferência anti-alérgicos e que tem uma textura macia, como aqueles vendidos para travesseiros.

A variedade de pontos dá todo o detalhe nas peças, pontos mais próximos dão delicadeza ao seu trabalho. Eu gosto de utilizar todos os tipos de linhas para costurar o feltro, como linha transparente, linha prateada e dourada, linha para bordar, linha para prespontar e também utilizo lã costurada junto a linha para dar um acabamento diferente.

Gosto de utilizar com o feltro muitos tipos de materiais para dar o acabamento, como tecidos (muitas vezes intertelados); sianinhas, lantejoulas com ou sem miçangas (gosto de costurar com linha transparente); fitas de cetim ou gorgurão; botões; tintas glíter (para tecido); enfim, o feltro é um material que combina com muitos tipos de aviamentos.
.
Se vc fosse um aviamento, vc seria...
.
Com certeza eu seria uma sianinha, ou zig-zag, ou ric-rac, como quiser chamar este aviamento que é um detalhe que enfeita e dá charme a muitas peças. Eles são coloridos, de diversos modelos e tipos de materiais, eu adoraria ser um frutacor.
.
Uma pequena lição de vida...

O artesanato para mim é uma forma de transmitir meus sentimentos e de crescer como pessoa, com ele descobri que é possível ser feliz e fazer feliz pessoas com meus trabalhos manuais.
A felicidade realmente está nas pequenas coisas, no bem estar de nossa família, no carinho e amor que damos e recebemos a cada dia. Desenvolva suas habilidades manuais, descubra em você o que lhe faz feliz e assim conseguirá transmitir isto àqueles que te cercam!

Endereço do blog...
http://giulianaoriginalhandmade.blogspot.com/

11 comentários:

Janecléia Oliveira disse...

Oi querida, amei a vista. Muito abrigada por seguir o meu blog. O seu blog é maravilhoso e vou colocá-lo na minha lista de blogs prediletos. Beijos!

Alice disse...

A Carine é realmente maravilhosa, conheço o trabalho dela à pouco tempo mas já tem sido minha maior inspiração.
un abração!
Alice.

Naty Young disse...

Adoooorrreeeeeeiiiiii a entrevista com a Carine!
Ficou muito legal!

Beijinhosss

Quiane disse...

ja li esta entrevista muitas vezes, editando, organizando e acredite não me canso de ler.....
adoro a qualidade do seu trabalho...
desejo sucesso seeempre...
bjus afilhada!!!

Luciana F. Damiano disse...

Parabéns pela entrevista Carine!!!
È sempre bem gostoso aprender com outras artesãs...

bjks

Naira,a mãe do Théo disse...

Parabéns minha querida!!! Sucesso SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!
Bjokas

Cidinha disse...

Oi, Carine

Vc e Quiane formam uma dupla poderosa, habilidosas, criativas, alto astral...merecem todo o sucesso e retorno pelo trabalho de qualidade que desenvolvem. É um prazer muito grande "conhece-las", quem sabe um dia ao vivo e a cores.

Beijinhos
Cidinha

Janecléia Oliveira disse...

Oi querida amiga, passe no meu blog e pegue um selinho para vc é minha gratidão por você me acompanhar.

http://vitrinedeartes.blogspot.com/

beijos!!

Carine Calé disse...

Oi Meninas,
Muito obrigada pelo carinho e por acompanhar o nosso blog de entrevistas!!!
Fico muito feliz com a presença de vocês aqui!!!
Beijinhossss
Carine

Amor Através das Mãos disse...

Carine querida...
Sucesso sempre, seu trabalho é lindo e inspirador...
Beijos da Dani

Luciene disse...

parabéns carine seus trabalhos são maravilhosos!!!bjos

sharethis